Educação - Escolas A- A+
altera o tamanho
da letra

Faça download do Regimento Escolar 

Para maiores informações:
entre em contato com a Gerência de Educação Básica do Sesi 
telefone (62) 3219-1327 
e-mail: angelabuta.sesi@sistemafieg.org.br


SESI ESCOLA  - EDUCAÇÃO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Desde sua criação, o Sesi Goiás atua na Educação Básica (Educação para Crianças e Adolescentes), atendendo, prioritariamente, o trabalhador da indústria, seus dependentes e a comunidade em geral.

As escolas da instituição têm por objetivo oferecer ensino de qualidade, com vistas à formação integral do indivíduo, preparando-o para o exercício da cidadania.

O Sesi Goiás possui seis Unidades de Ensino – três em Goiânia, duas em Anápolis e uma em Niquelândia. Em Goiânia e Anápolis, o Sesi atua em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, mantendo a gestão do processo, por meio da direção da unidade, cabendo à Secretaria de Educação disponibilizar o corpo docente e corpo técnico-administrativo. Em Niquelândia, a parceria é com uma indústria (Votorantim Metais), que atua como mantenedora, e o Sesi é o gerenciador dos processos administrativos e pedagógicos. O corpo diretivo, pedagógico, docente e administrativo é constituído por profissionais do Sesi.


I. BENEFÍCIOS AOS CLIENTES (INDÚSTRIA E INDUSTRIÁRIO)
Sesi Escola – Educação para Crianças e Adolescentes
- Acesso dos trabalhadores da indústria e seus dependentes ao processo de escolarização básica, nas dependências do Sesi, com amplos espaços físicos, laboratórios de informática, bibliotecas com acervo atualizado e equipadas com computadores (com acesso à Internet), quadras de esportes, ginásios, piscinas, playground e outros recursos tecnológicos.
- Oportuniza aos trabalhadores da indústria e seus dependentes educação de qualidade, com foco na formação do indivíduo enquanto ser individual e social, pautada em valores de cidadania, ética e moral. É uma escola que motiva e envolve o aluno, instigando-o para a apropriação e reconstrução do conhecimento.

II. METODOLOGIA
Em consonância com as diretrizes pedagógicas, as Escolas do Sesi utilizam material didático do Sistema Positivo de Ensino, que, além dos livros integrados, disponibiliza cd room, 0800, portal Positivo, assessoria pedagógica, jurídica e financeira. O material é desenvolvido para os alunos das escolas conveniadas e atualizado periodicamente. Também são oferecidas capacitações iniciais e continuadas a todos os profissionais docentes e equipe diretiva. Os fundamentos didático-metodológicos selecionados pelo Sistema Positivo de Ensino encontram respaldo numa perspectiva interacionista de ensinar e aprender. De acordo com a perspectiva do material, é objetivo produzir situações de ensino-aprendizagem nas quais os alunos tenham a possibilidade de desenvolver reflexão sobre seus próprios conhecimentos e, para ampliar seu universo cognitivo e relacional, interagir com o saber contextualizado pelo trabalho docente. Acreditar que o êxito da aprendizagem escolar só ocorre quando os alunos conseguem utilizar espontaneamente seus conhecimentos nas situações que não são didáticas é uma visão do Sistema Positivo de Ensino.

III. PROCESSO DE MATRÍCULA SESI ESCOLA – EDUCAÇÃO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
As matrículas são realizadas para alunos veteranos no final do ano letivo (dezembro) e para alunos novatos em janeiro do ano seguinte.

Se você quer ingressar nas escolas do Sesi, entre em contato com a unidade mais próxima:
Em Goiânia
Sesi Campinas – telefone (62) 3236-9100
Sesi Canaã – telefone (62) 3236-3800
Sesi Planalto – telefone (62) 3236-2300

Em Anápolis
Sesi Jaiara – telefone (62) 3333-3900
Sesi Jundiaí – telefone (62) 3333-3700

SESI ESCOLA – GERENCIAMENTO
O Sesi Goiás atua no gerenciamento de Unidades Escolares, na Educação Básica, atendendo, prioritariamente, às indústrias que dispõem de escola para seus trabalhadores ou dependentes. A instituição se responsabiliza pela gestão dos aspectos pedagógicos e administrativos, cabendo à indústria parceira atuar como mantenedora.

I. BENEFÍCIOS AOS CLIENTES (INDÚSTRIA E INDUSTRIÁRIO)
Sesi Escola - Gerenciamento
- As escolas, construídas pelas empresas, exigem muito mais o preparo de gestores do que ordenar a estrutura e o funcionamento dos recursos financeiros e materiais. Preocupar-se com as pessoas no trabalho e suas relações dentro da escola, delegar ações, mobilizar recursos, diagnosticar problemas, executar mudanças, respeitar o limite do outro, trabalhar as habilidades interpessoais e a capacidade de se trabalhar em equipe, objetivando um ensino de qualidade são benefícios diretos.

II. PROCESSO DE PARCERIA SESI ESCOLA – GERENCIAMENTO
RESPONSABILIDADE DA EMPRESA
Estrutura física (salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, dentre outros);
Material de expediente (cartolina, chamex, fotocópias, etc.).
Recursos tecnológicos (computador, impressora, TV, dvd, etc.).
Acompanhamento da gestão do processo;
Repasse financeiro dos custos de Recursos Humanos.

III. RESPONSABILIDADES DO SESI
Seleção, capacitação e contratação do corpo diretivo, docente, pedagógico e administrativo.
Capacitação inicial e continuada da equipe;
Gerenciamento e execução das ações escolares;
Condução de todos os processos didático-pedagógicos;
Avaliação sistemática e contínua do processo da gestão escola.

 

IV. PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE

Pesquisa de Satisfação de Clientes constitui uma ferramenta estratégica de gestão, pois dentre outros objetivos, considera a QUALIDADE uma busca permanente. Tendo como referencial essa premissa, o SESI, em parceria com o IEL, realiza anualmente em suas escolas a referida pesquisa.
A Gerência de Educação Básica, com apoio da Superintendência, desde 2006 optou por buscar indicadores que mostrassem para os gestores, coordenadores pedagógicos e os professores das escolas onde estariam as possibilidades de estabelecimento de metas de melhoria. Em parceria com o IEL, foram elaborados e aplicados instrumentos específicos a esse fim aos clientes das escolas (pais e alunos).
Com o desenvolvimento do Sistema de Gestão da Qualidade, a pesquisa passa a ser também um instrumento de avaliação que responde ao Sistema, pois um indicador de não satisfação do cliente deve ser tratado com a adoção de medidas corretivas. Os dados ficaram mais consistentes e a série histórica confirma os pontos que interferem na qualidade do processo educacional. 

Objetivo: Aplicar pesquisa de satisfação aos clientes das Escolas SESI, objetivando identificar indicadores de melhoria qualitativa nos processos educacionais.

Público Alvo: Pais e alunos das Escolas SESI (Educação de Crianças e Adolescentes; Educação de Jovens e Adultos e Educação Básica do SESI Articulada com Educação Profissional do SENAI).

Para maiores informações:
entre em contato com a Gerência de Educação Básica do Sesi 
telefone (62) 3219-1327 
e-mail: angelabuta.sesi@sistemafieg.org.br

 

 



 
voltar | voltar ao topo