Instituições do Sistema Fieg:
Acesso Cliente

Projetos Especiais

Educação Tecnológica

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
 
 
A Educação Tecnológica é uma das iniciativas do Programa Nacional Escola SESI para o Mundo do Trabalho. O programa, denominado Conecta Educação Tecnológica, é exclusivo para a Rede de Escolas SESI.
 
O Programa Conecta Educação Tecnológica cria um ambiente de aprendizagem inovador com o objetivo de preparar os alunos para a vida e para uma nova realidade profissional e, sobretudo, para enfrentar os desafios que se anunciam em um mundo cada vez mais dominado pela presença cotidiana da ciência e da tecnologia, sempre com foco nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
 
Utilizando os recursos e materiais  LEGO propicia aos alunos a oportunidade de lidar com tecnologias dinâmicas, complexas e avançadas, utilizadas em sistemas de automação, cada vez mais presentes na vida cotidiana. É um instrumento para conectar a escola ao mundo presente e futuro dos alunos.
 
O Programa visa:
 
  • Desenvolver competências de construção de objetos tecnológicos.
  • Desenvolver competências de resolução colaborativa de problemas.
  • Fortalecer a motivação de aprendizagem dos alunos.
 
Por meio de:
 
  • Manipulação de objetos concretos, na abordagem de “aprender fazendo”.
  • Atividades lúdicas abordando os conteúdos de Ciências e Matemática.
 
Objetivos do Programa:
 
  • Desafiar os alunos a: explorar ideias, levantar hipóteses, formular questões e encontrar soluções para as situações-problemas apresentadas.
 
Benefícios do Programa:
 
  • Para os alunos: Desenvolvimento da criatividade, competência para trabalhar em equipe, habilidade para manipular a tecnologia.
  • Para os educadores: Acesso a possibilidades inovadoras de trabalho em sala de aula.
  • Para as escolas SESI: Alternativa metodológica diferente das propostas tradicionais.
 
 
TORNEIO DE ROBÓTICA FIRST LEGO League - FLL
 
 
A competição é uma iniciativa do grupo LEGO, da Dinamarca, e da organização americana FIRST (For Inspirationand Recognitionof Science and Technology) realizada em mais de 80 países, com mais de 230 mil crianças por ano. Participam estudantes do ensino fundamental e médio, na faixa etária de 09 a 15 anos, de escolas públicas, particulares, Rede SESI e equipes de garagem. Em 2013, o Serviço Social da Indústria (SESI) foi convidado para ser o operador oficial do evento no Brasil.
 
No processo de aprendizagem, alunos e professores aprendem juntos conteúdos de física, química, biologia, ciências, matemática, língua portuguesa, inglês e tecnologia. Já no Torneio, de maneira criativa e empreendedora, as equipes buscam soluções inovadoras para problemas reais, por meio de projetos de pesquisa. Com a utilização das peças LEGO, as equipes planejam, projetam, constroem e programam robôs. Depois, eles apresentam o desenho mecânico, a estratégia adotada e a programação desenvolvida com uso da tecnologia Mindstorms. Na categoria Core values, o que conta é o trabalho em equipe e o espírito colaborativo entre as equipes. E finalmente, o Desafio do robô, quando os robôs autônomos cumprem missões na mesa da competição. O objetivo é fazer com que essa experiência criativa desperte um possível interesse das crianças e adolescentes para as carreiras de engenharias e tecnologias. 
 
APRENDER BRINCANDO – A competição é divertida, tem emoção de sobra, mas o melhor de tudo é que faz parte de um processo de aprendizagem, com mais inovação, criatividade e raciocínio lógico.

Av. Araguaia, nº 1.544 - Edifício Albano Franco | Casa da Indústria - Vila Nova - CEP 74645-070 - Goiânia-GO

CNPJ Sesi: 03.786.187/0001-99 Central de Atendimentos: Goiânia - 4002 6213 | Demais localidades - 0800 642 1313